Alysson Mascaro e o caminho da tradição marxista

Danilo Martuscelli comenta "Sociologia do Brasil", nova obra do filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro.

Por Danilo Martuscelli

Em Sociologia do Brasil, Alysson Mascaro esquadrinha os três caminhos percorridos pelo pensamento social brasileiro e constrói uma análise alternativa aos estudos que tendem a ignorar ou a diminuir a importância do marxismo.

O primeiro caminho é o “juspositivista” (“liberal” ou “institucionalista”). Seus principais expoentes foram: Frei Caneca, Diogo Feijó, Tavares Bastos, Luiz Gama e Ruy Barbosa; seguidos posteriormente por: Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro. Como assegurar o “império da lei” sobre o “império dos homens” é sua pergunta central. A lei, o contrato, a propriedade privada e a impessoalidade das instituições são seus conceitos-chave. A criação e o aperfeiçoamento das instituições políticas e jurídicas burguesas demarcam os limites de seu horizonte político.

O segundo deles é o “não juspositivista” (“não liberal” ou “organicista”). Figuram aqui como pioneiros: José Bonifácio, Visconde do Uruguai, Oliveira Vianna e Francisco Campos; e como seus continuadores: Gilberto Freyre, Guerreiro Ramos e Darcy Ribeiro. Como estabelecer os vínculos da coesão social é sua questão central. Raça, valores, costumes, família e nação são seus conceitos sobressalentes. A valorização dos traços particulares da experiência social brasileira é sua bússola política.  

O marxismo é abordado na obra como o terceiro caminho de interpretação do Brasil. Situam-se aqui os trabalhos de Caio Prado Jr., Ruy Mauro Marini e Florestan Fernandes, além das análises desenvolvidas por Clóvis Moura, Ciro Flamarion Cardoso, Jacob Gorender e Décio Saes. Trata-se de pesquisas que povoaram o “continente história” descoberto por Marx, fornecendo contribuições fundamentais e originais acerca das formas e contradições que permeiam as sociabilidades escravista e capitalista no Brasil. Modo de produção, formação social, lutas de classe, exploração do trabalho e Estado de classe são seus conceitos basilares. A revolução social é seu horizonte de significação.

Nesta obra, Alysson Mascaro não deixa dúvidas de que o melhor caminho a ser trilhado é aquele aberto pela tradição marxista, que busca, na crítica científica da sociabilidade capitalista, tratar sua “plena transformação” como uma possibilidade histórica.


Em Sociologia do Brasil, o filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro apresenta uma sistematização do pensamento social brasileiro produzido ao longo da história. O autor esmiúça as principais linhas desse debate a partir de três diferentes vertentes, a liberal, a não liberal e a crítica.

Com referência a autores clássicos e mais recentes, Mascaro propõe uma leitura crítica marxista a respeito da sociedade brasileira e busca romper com suas típicas limitações liberais ou organicistas, inscrevendo nesse contexto o decisivo aporte crítico. O pensamento de autores como Darcy Ribeiro, Caio Prado Júnior, Sérgio Buarque de Holanda e Guerreiro Ramos são objeto de análise na obra.


Veja o lançamento antecipado de Sociologia do Brasil, com Alysson Mascaro e Luciana Genro, mediação de Marcos Morcego:

***
Danilo Martuscelli é professor da Universidade Federal de Uberlândia.

Deixe um comentário